Paróquia de São Sebastião recebe livro do Professor Franklim.

Paróquia de São Sebastião – Professor publica um pouco da nossa história em livro

Conheça um pouco da história da Paróquia de São Sebastião através do artigo do Professor Franklim Fernandes Guimarães no livro “Prosa & Verso – Volume X”, publicado pela Academia de Letras do Brasil/Minas Gerais. É uma oportunidade para descobrir mais sobre a nossa trajetória como Paróquia de São Sebastião . Leia o texto completo e conheça um pouco mais sobre como foi o surgimento e desenvolvimento de nossa paróquia ao longo dos anos.

Conhecendo cantos e recantos: um pouco da história da Paróquia de São Sebastião de Juatuba-MG

Nesta X edição da Coletânea vamos apresentar um pouco da religiosidade da Comunidade São Sebastião de Juatuba no decorrer dos tempos e espaços. A comunidade começou entorno da estação ferroviária foi crescendo com chegada dos imigrantes e das famílias locais. Aqui vamos demonstrar as transformações que foram ocorrendo nos tempos. Relatos sobre as graças alcançadas por pedidos de intercessão daqueles que passaram por estas terras juatubenses e também trazidos para serem conhecidos, serão contados aqui um pouquinho destas histórias de vida que foram vivenciadas pelo povo de forma simples e atraente. Temos nos dias hoje relatos da ação da intercessão das almas dos servos de Deus do Padre Libério, que sempre diante do impossível sempre falava que: “Deus vai dar um jeito” e também do frei Gabriel irmão de todos. Há também o Padre Moacir nascido nesta cidade onde exerceu suas atividades, mas veio a falecer, em vida tudo agradecia principalmente durante as celebrações, onde sempre dizia por diversas vezes, “muito obrigado Senhor, muito obrigado mesmo!”. Assim vamos iniciar está viagem ao contexto religioso das terras de Juatuba nome que é de origem indígena – Ayú-á vem do Juá (fruta colhida dos espinhos) e Tuba, o Sítio dos Juás, essa planta era muito comum na região, principalmente na planície fluvial do Ribeirão Serra Azul local onde se encontra a Estação Ferroviária e próximo a primeira Igreja de São Sebastião (hoje matriz antiga denominada de capela de São Cristóvão).

Um pouco da história da Paróquia de São Sebastião de Juatuba

Conforme a PASCOM – Pastoral da Comunicação, a paróquia de São Sebastião de Juatuba sendo um povoado e logo em seguida se tornou um distrito era uma comunidade pequena que pertenceu a Paróquia de Santo Antônio de Mateus Leme até o ano 1993. Esse processo de desmembramento ocorreu devido a formação de povoados onde vieram juntas também a construção de capelas nos pequenos lugarejos que em decorrência do crescimento populacional que se tornaram comunidades maiores e mais independentes, mas sempre mantendo uma boa relação com as vizinhas e a comunidade de origem.

O então bispo Dom José Belvino em uma de suas visitas a Juatuba percebeu que era necessário uma Igreja maior no distrito que acabará de se tornar cidade no ano de 1992. E não só Dom José como também as pessoas da comunidade de São Sebastião notaram que já era hora de se tornar uma Paróquia porque a comunidade estava crescendo e a Igreja Matriz de São Sebastião já estava ficando pequena para a realização das celebrações. Nesse período o bispo nomeou Pe. Luís Carlos Amorim como primeiro administrador paroquial para Quase-Paróquia de São Sebastião de Juatuba.

Após dois anos em 12 de outubro de 1994 foi criada a primeira Paróquia do Município, a de São Sebastião, o Padre Moacir Cândido Rodrigues primeiro padre filho da cidade, foi nomeado para ser pároco da comunidade juatubense, e assim iniciou sua caminhada juntamente com os fiéis realizando missas e festas religiosas na comunidade que a cada dia crescia e buscando e levantando recursos através de festas, rifas e bingos para iniciar a construção da nova igreja matriz de São Sebastião.

No dia 08 de fevereiro de 1995, faleceu o então Padre Moacir Cândido Rodrigues. Hoje seu nome é lembrado sempre por todas as pessoas na instituição de ensino, a Escola Municipal “Padre Moacir Cândido Rodrigues” em homenagem ao seu trabalho que realizou como servo de Deus que cuidou com muito zelo da vida espiritual do povo juatubense. O filho desta terra juatubense padre Moacir é sempre lembrado, o irmão de seminário Padre José Luiz de Itaúna sempre quando chegava aqui em Juatuba para realizar a santa missa, não deixava de falar do padre Moacir, citava o seu nome pedindo a intercessão a alma santa de padre Moacir. Padre Moacir em vida durante as celebrações sempre agradecia com a seguinte frase “muito obrigado Senhor, muito obrigado mesmo!”, há relatos que fiéis já até alcançaram graças rezando e pedindo a intercessão da alma santa de padre Moacir.

Diante do falecimento do Padre Moacir em 1995, a construção da matriz nova de São Sebastião foi continuada pelo então Frei José Frey. Também foi construída a casa paroquial, a casa do padre. Várias festas e doações foram realizadas para construção da igreja nova de São Sebastião e também para casa paroquial, estas sempre feitas por fiéis paroquianos e demais pessoas que sabiam que já era hora de terem uma igreja maior pois a cidade crescia a cada dia e a fé também.

No dia 20 de janeiro de 2001, a nova igreja Matriz da Paróquia São Sebastião de Juatuba foi inaugurada com a presença do Bispo D. José Belvino e o Pároco Frei José Frey. A celebração de inauguração começou com uma procissão com a imagem do santo padroeiro da antiga igreja São Sebastião até nova matriz pelas ruas da cidade acompanhada de vários fiéis. Logo após a conclusão da construção da matriz nova o então Frei José Frey terminou sua missão em Juatuba.

Com a saída de Frei José Frey, chega em Juatuba para assumir a Paróquia de São Sebastião e comunidades o Padre Emanuel Cordeiro, que naquela época em meados dos anos de 2002 e 2003 criou uma rádio, porém hoje já não existe mais, mas no local funcionou por muitos anos a secretaria paroquial e com chegada dos freis capuchinhos no ano de 2018 foi construída a nova secretaria paroquial para atender melhor os paroquianos num espaço mais confortável, pois a antiga secretaria já não comportava mais.

Voltando aos anos de 2004 e 2005, conforme o site da diocese de Divinópolis em dia 30 de janeiro de 2005, tomaram posse, durante a Celebração da Santa Missa, o administrador paroquial Revmo. Pe. Geraldo Menezes da Silva, o vigário paroquial Remo. Pe. Cláudio da Silva. Neste período o diácono Hélio Cristino Teixeira também começou na Paróquia São Sebastião seu estágio diaconal. A caminhada pastoral paroquial continuou no processo de sustentação pastoral, principalmente das comunidades menores. O padre Cláudio da Silva atuou diretamente com as pastorais de base. A comunidade paroquial se mostrou carente de um pastor perto do povo.

Já no dia 01 de maio de 2006, Pe. Hélio Cristino Teixeira tomou posse como administrador paroquial. Naquele ano a Paróquia contava com 16 comunidades geograficamente bem situadas, de modo a atender bem a população católica. Houve um grande incentivo no trabalho missionário junto às comunidades.

Em 2008 a paróquia começa a ser assistida pelo Padre Aldair e o Diácono Gedler que foi ordenado e logo transferido. Padre Aldair continuou conduzindo a comunidade juntamente com padre Adão. Em meados dos anos de 2010 e 2014 a Cúria diocesana de Divinópolis transferiu o padre Adão. Logo chegou o Padre Rosimar. Já em em fevereiro de 2015 aconteceu na Matriz de Juatuba, a Santa Missa em que Padre Gilmar foi empossado como novo Administrador Paroquial da Paróquia de São Sebastião. Neste período o padre Rosimar realizou suas atividades pastorais como Vigário Paroquial juntamente com Padre Gilmar, no período que estiveram na paróquia realizaram o jubileu dos 300 anos do encontro da Imagem de Nossa Senhora Aparecida na capela dedicada com seu nome a de Nossa Senhora de Aparecida. Em 2017 Padre Rosimar é transferido para assumir uma nova missão. No mês de janeiro de 2018 padre Gilmar Pinheiro Marques também encerrou suas atividades na Paróquia de São Sebastião. No decorrer dos anos diversos padres passaram pela paróquia de São Sebastião que hoje é formada por várias comunidades do município de Juatuba e que ainda há muitas histórias  a ser contadas

A chegada dos Frades Franciscanos Capuchinhos

Em fevereiro do ano de 2018 a Paróquia de São Sebastião de Juatuba foi confiada à Ordem Menor dos Frades Franciscanos Capuchinhos. Com a chegada dos capuchinhos uma nova comunidade surgiu, que foi denominada de Santa Clara no bairro São Gerônimo e Canaã II onde iniciaram a construção de uma capela para realização das missas. Os capuchinhos apresentaram também a história do Frei Gabriel Capuchinho o irmão de todos que foi considerado o servo de Deus por lutar pela causa comum em favor de muitos irmãos. Na comunidade Santa Clara iniciaram as orações pedindo a intercessão de frei Gabriel.

Os moradores que fazem parte da nova comunidade de Santa Clara relataram um pouco sobre o bairro São Gerônimo que é um dos mais antigos de Juatuba, foi povoado nas décadas de 1910 e 1920. A rua do bairro que dava acesso ao centro da cidade foi eliminada com a construção da rodovia BR 262 nas décadas de 1960 e 1970, com isso os moradores ficaram sem acesso com segurança ao centro da cidade e sempre necessitavam de um acesso seguro com uma passarela, isso ao longo de várias décadas. Em 2019 foi realizado mais um movimento para construção da passarela. E em 2021 novamente os moradores do bairro São Gerônimo se organizaram fizeram uma solicitação aos órgãos competentes para construção de uma passarela. E nesse andamento moradores também juntamente com a atuação dos frades franciscanos capuchinhos que chegaram no ano de 2018, fizeram orações pedindo também a intercessão da alma do servo de Deus Frei Gabriel de Frazzanò, em menos de dois anos tivemos notícias da construção da nova passarela, fato considerado como graça alcançada. A passarela já está construída e com e isso foi feito pedido para que denominassem de passarela Frei Gabriel. A paróquia de São Sebastião continua a ser conduzida pelos Frades Franciscanos Capuchinhos. Atualmente a fraternidade é formada pelos freis: Frei Ismail, Frei Heuser, Frei Honorato e Frei Thiago Emanuel.

Novena na Igreja Matriz Nova de São Sebastião

No mês de janeiro fiéis da Paróquia de São Sebastião e Franciscanos Capuchinhos, realizaram a Novena e Festa de São Sebastião com a participação de várias comunidades. Do dia 11/01/2023 a 22/01/2023 aconteceram diversas celebrações com a presença dos fiéis de várias comunidades, freis, padres de cidades vizinhas e também movimento de barraquinhas com delicioso almoço em prol das melhorias dos espaços físicos da Paróquia.

 Atualmente temos em construção a área de barraquinhas que está em fase de acabamento. Há outras áreas da paróquia que já foram melhoradas através do empenho e dedicação de várias pessoas da comunidade, dentre estes espaços temos: a troca do telhado da casa paroquial com manutenções, a construção da nova secretaria paroquial e outras melhorias que já foram realizadas para que todos os paroquianos tenham espaços para melhor celebrar, rezar e confraternizar.

Após conhecermos um pouco sobre a história da comunidade Paroquial de São Sebastião, vamos conhecer um pouco da história de São Sebastião. São Sebastião que é o santo Padroeiro do município de Juatuba seu dia é 20 de janeiro. São Sebastião é conhecido como o protetor da humanidade, foi invocado como protetor contra a peste, a fome e a guerra. Sebastião é soldado de Cristo.

Mas afinal quem foi São Sebastião? Sebastião nasceu em Narbonne, na França no continente Europeu no século III, de soldado, chegou a ser capitão da Guarda do Palácio Imperial em Roma. Recebeu o batismo e sempre vivenciou na sua missão de cristão junto aos irmãos. Sebastião ficou conhecido como soldado de Cristo pois sempre como cristão ajudava seus companheiros e visitava e reconfortava os cristãos presos por causa de Cristo. Diante disso em uma certa ocasião Sebastião foi denunciado ao imperador por realizar essas atitudes de reconfortar os cristãos presos. Naquela época, no ano de 280 aproximadamente, o imperador o obrigou a escolher entre ser seu soldado ou seguir Jesus Cristo. Sebastião respondeu dizendo que iria continuar a ser um seguidor de Cristo até o fim, e com essa resposta foi condenado à morte por flechadas.

Encerramos aqui e até a próxima. Sempre haverá cantos e recantos a serem conhecidos histórias da terra e da alma que ficam nos tempos, nos espaços e nos livros.

Referências

  • Pascom – Paróquia São Sebastião Juatuba – MG.

Autor

Professor publica um pouco da história da Paróquia de São Sebastião de Juatuba em livro.
Franklim Fernandes Guimarães

Nascido em 14 de janeiro de 1982, em Itaúna-MG, filho de José Franklim Guimarães e Dilena do Nascimento Fernandes Guimarães. Reside em Juatuba-MG desde 1982. Professor. Formado em Magistério, Licenciado em Geografia pela FAPAM- Faculdade de Pará de Minas-MG, Pós-graduado Latu Senso em Psicopedagogia com foco em sala de aula pelo Centro Universitário Sociesc, Graduado em Pedagogia pela Faculdade Alfa América, Pós-graduado Lato Senso em Gestão Escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Inspeção) pela Faculdade Alfa América, Professor de Geografia da Rede Municipal de Ensino de Juatuba- MG, Professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino do Estado de Minas Gerais. Esteve em exercício como Diretor na Escola Estadual Patrocínia Cândida de Oliveira no período 2019 a 2021 em São Joaquim de Bicas-MG. Escritor e colunista colaborador do Jornal Folha 3 de Juatuba. Atualmente leciona no Ensino Fundamental na Rede Municipal de Ensino de Juatuba e no Ensino Médio na Escola Estadual Joaquim Corrêa em Juatuba-MG.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.

Rolar para cima

Descubra mais sobre Paróquia de São Sebastião | Juatuba

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading